Locais de Interesse

Procure no nosso site

(+351) 236 655 464
Estes moinhos – únicos no mundo em termos de funcionamento – são de madeira, muito mais pequenos do que os tradicionais e construídos sobre uma circunferência de pedra onde existem duas rodas que permitem girar as velas ao sabor do vento.


Moinho da Serra da Portela

A produção extensiva de cereais, nomeadamente de milho, e a existência de bastantes elevações no Concelho de Ansião marcaram a paisagem local com inúmeros moinhos de vento.Funcionando sobre círculos de pedra, estes eram rotativos, permitindo girar ao sabor das melhores correntes de vento. Tornaram-se fundamentais para a economia da altura, uma vez que o pão e a broa caseiros eram fundamentais no sustento das gentes locais.
Para que não se perdesse esta importante peça do património cultural, reconstruíram-se alguns desses moinhos, em diferentes locais do Concelho, como foi o caso de Outeiro e Melriça (Santiago da Guarda) e da Serra da Portela, conhecida também por Serra do Anjo da Guarda (Pousaflores).
Podem ser vistos em funcionamento durante os meses do Verão, quando a brisa inconstante da serra dança em torno das suas velas de lona e tabiques de carvalho.

Moinho da Serra da Portela  Moinho da Serra da Portela

Morada

Serra do Anjo da Guarda
3240-610 Pousaflores

GPS

39°5221'24"N | 8°2408'25"E
logo